A verdade? Não houve nenhum "momento de iluminação" em 2014. Nenhum plano mestre.
A Dharma5 começou por necessidade. O nosso fundador inicial, João Machado, estava em burnout do seu negócio anterior e à procura da sua próxima direção na vida.
Enquanto explorava ferramentas de crescimento pessoal durante esse período de transição, reparou que tudo estava em inglês - nada existia realmente online em português.
Essa inquietação cresceu até que uma noite, após conversas e reflexão, juntou dois amigos à volta de uma velha mesa de escritório e convidou-os a criar a dharma5.
O crescimento inicial surpreendeu toda a gente.
Em poucos anos, tornámo-nos na maior plataforma de desenvolvimento pessoal de Portugal, com cursos #1 em Portugal e a chegar ao top 5 de bestsellers no Brasil.
Uma mistura de uma equipa inicial incrível, a década de experiência de marketing digital do João, as suas ligações próximas com a Mindvalley, e sermos os primeiros no crescimento pessoal online em português tornou isso possível.




Nascidos numa das melhores incubadoras de startups da Europa, em 2017 os investidores repararam.
Com a intenção de amplificar o nosso (e dos nossos autores) impacto, levantámos capital de risco.
Mas escalar mudou algo essencial. Em 2018, estávamos no pico externamente enquanto perdíamos o que tornava a Dharma5 especial internamente - a conexão pessoal estava a diluir-se na pressão de contratar, crescer rápido e multiplicar constantemente cursos.
Lançar as nossas experiências e eventos internacionais em 2018 reconectou-nos ao que importava.
Até ao final de 2019 todos esgotaram, e fomos "all in"... depois 2020 mudou tudo.
A COVID cancelou os nossos eventos internacionais durante dois anos e tornou a gravação de cursos online em estúdio quase impossível.
Os números colapsaram, os investidores partiram, e em 2022 tivemos de considerar deixar ir ou reconstruir do zero.




Em 2024, tomámos uma decisão consciente sobre o futuro da dharma5.
Entrou um novo parceiro, trazendo perspetiva fresca e o compromisso de nos mantermos independentes - uma holding de marcas focadas que nos movem, construída para a próxima década.
Em 2025, começámos a incubar projetos que o João tinha criado durante tempo criativo em 2023.
Ferramentas simples para juntar pequenos grupos. Experiências "catalyst" underground repletas de surpresa, aventura e presença.
Agora deram origem aos The Catalysts e à Growth Community.
Continuamos orgulhosos de ter sido pioneiros no desenvolvimento pessoal na revolução online portuguesa que começou em 2014.
Também testemunhámos a evolução dessa revolução em direção a economias de atenção e consumo passivo muitas vezes disfarçado de transformação e conexão.
Esse não é o jogo que nos interessa jogar.
Porque a vida é curta demais para gastá-la no que não nos move ou não faz uma diferença tangível e mensurável na vida humana e no mundo.
E se há algo que aprendemos ao longo deste caminho, é que equipas pequenas e focadas podem gerar um impacto desproporcionado, mantendo ao mesmo tempo as ligações significativas que mais importam.
E é assim que trabalhamos melhor, é assim que preferimos jogar.
Onze anos depois, estamos aqui, a começar de fresco com uma intenção mais clara - uma pequena faísca para quem recusa viver a vida no piloto automático, e para criadores e empresas que constroem com uma perspectiva humanista.
Se és tu, vamos conhecer-nos.


